Apoios e Parcerias

Hoje nós vamos falar sobre apoios e parcerias.

 

 

Uma das formas de reduzir custos ou mesmo aprimorar o alcance e retorno de um projeto cultural é através da realização de apoios e parcerias. Diferente do patrocínio, que prevê uma contrapartida financeira, o apoio é estruturado em permutas. Ou seja, você oferece um benefício, aqui no caso o ingresso e/ ou uma contrapartida de mídia e o apoiador oferece o recurso que tem disponível. As parcerias mais comuns no meio cultural são firmadas com restaurantes (para alimentação da equipe e elenco), lavanderias (para lavagem de figurinos), gráficas (para impressão de materiais) e mídia (como rádios, emissoras de TV e outros). Mas há ainda outras parcerias que têm sido cada vez mais comuns como tecidos (também para o figurino), produtos (para sorteios e promoções) e até mesmo academia (para o bem estar da equipe ou elenco).

 

A vantagem de se firmar parcerias normalmente é a redução de custos. Entretanto, deve-se tomar cuidado nesta medida de apoio já que o que você está oferecendo – no caso o ingresso – tem grande valor agregado e pode até mesmo ultrapassar o valor do produto que está sendo cedido para você.

 

Outro fator que deve ser levado em consideração é a forma como esta parceria é feita já que ambos os lados devem ser privilegiados igualitariamente por ela. Ao solicitar um apoio é importante criar uma proposta explicando o projeto, os benefícios da parceria, o que você irá ceder e o que está solicitando. Um documento por escrito enviado por email e com um retorno positivo é fundamental para não ter surpresas futuras e oficializar a parceria. Lembre-se ainda que suas promessas devem ser cumpridas e, caso envolvam exposição de marca, o apoiador deve ceder a logomarca para aplicação e aprovar o material antes dele ser impresso.

 

No caso de alimentação ou benefícios que têm alguma freqüência, é interessante solicitar ao apoiador um voucher assinado por ele para ser distribuído entre sua equipe e elenco. O voucher deve conter todas as informações do que está e do que não está incluído no apoio. Caso o apoiador não tenha recursos para criar este voucher, você mesmo pode criá-lo, usando a logo do parceiro e o nome do projeto. Lembre-se ainda de controlar a saída destes vouchers entre sua equipe e elenco conforme acordado para não surpreender seu apoiador.

 

As contrapartidas mais comuns oferecidas aos apoiadores são ingressos (normalmente limitados de acordo com o apoio cedido), divulgação da marca em filpetas, cartazes e outros materiais, e locução de apoio antes do início do seu espetáculo (que também pode ser realizada em telão).

 

Uma dica bacana para você que está começando é olhar os anúncios e outros materiais de divulgação de projetos similares ao seu, de preferência na mesma região. Normalmente eles contam com a logomarca destes apoiadores e assim, você pode firmar parcerias com eles também. Um apoiador que está acostumado com este tipo de permuta normalmente tem interesse em receber e avaliar novos projetos…

 

Só tome cuidado para não solicitar algo de um apoiador que não tem interesse no bairro ou região em que seu projeto está sendo apresentado! Não adianta solicitar refeições em um bairro muito distante de onde está sendo realizado seu espetáculo pois o interesse dele também é conquistar novos públicos.

 

Para finalizar, antes de desenvolver uma proposta para um novo futuro apoiador, pense o que seria interessante para ele e de que forma sua proposta poderia se destacar das demais. Ações criativas e ousadas têm maiores chances de sucesso e garantem a continuidade deste tipo de parceria, que é muitas vezes fundamental para nossas produções!

 

Então vamos começar os contatos?

 

Já está cadastrado em nosso mailing?

newsletter

 

Modelo de Projeto de Captação

 

Tenha acesso a um modelo de projeto de captação, em power point editável e com informações e exemplos do que deve conter cada slide.

 

Você irá receber ainda três templates básicos para copiar e colar as informações do seu projeto e um PDF com 6 dicas sobre a etapa de captação que vão ajudar você a obter recursos para seu projeto…

 

Template de Projeto de Captação

 

Clique AQUI para comprar o seu!