As 9 notícias mais polêmicas sobre a Lei Rouanet (a #8 é nossa preferida)

Amada por uns e odiada por outros, a Lei Federal de Incentivo à Cultura ou Lei 8.313, surgiu em 1991. Ela permite que empresas baseadas no lucro real disponibilizem parte de seu imposto de renda para projetos culturais aprovados na lei. Atualmente os projetos podem ser enquadrados no artigo 18 ou 26 e são estes artigos que determinam a isenção fiscal a que o patrocinador tem direito.

 

Por se tratar de uma lei, naturalmente ela é idônea em julgamentos, desde que os projetos apresentados enquadrem-se nos critérios da legislação em vigor. Infelizmente, por ter mais de 30 anos, ela envolve uma série de polêmicas.

 

Confira aqui as 9 matérias mais compartilhadas na internet envolvendo polêmicas sobre a Lei Rouanet:

 

1. Governo liberou, via Lei Rouanet, mais de R$800 mil para namorada de Chico Buarque

Matéria publicada em outubro de 2014 no site Política na Rede fala sobre o projeto de mais de R$ 800mil para namorada de Chico Buarque. Foi compartilhada mais de 130 mil vezes no facebook.

 

2. Filme sobre José Dirceu vai captar 1,5 mi via Lei Rouanet

Publicada no site da Abril em janeiro de 2015, segue a linha de que qualquer projeto que envolva política ou políticos não deveria se beneficiar da lei. Foi compartilhada mais de 42 mil vezes somadas todas as redes sociais.

 

3. Os 12 projetos mais bizarros aprovados pela Lei Rouanet

Um apanhado de projetos fora do comum que foram aprovados pela lei. A lista foi publicada no site Spotniks em junho deste ano e teve mais de 26 mil compartilhamentos apenas no facebook.

 

4. Dilma repassa 1,5mi da Lei Rouanet para filme sobre José Dirceu

Mais uma matéria envolvendo José Dirceu e seu filme. A matéria foi publicada na Gazeta da Semana em agosto deste ano e teve 13 mil compartilhamentos no facebook.

 

5. Arquitetura e urbanismo passarão a receber incentivo da Lei Rouanet

Matéria escrita por Romullo Baratto em julho deste ano que fala sobre mudanças na Lei de Incentivo. O link foi compartilhado 10 mil vezes no facebook.

 

6. Ministro da Cultura: ‘A Lei Rouanet é prejudicial’ – Cultura – Estadão

Se tem alguém que não foge a uma polêmica é o Juca Ferreira.  Esta matéria, veiculada no Estadão, em janeiro de 2015, foi compartilhada 9 mil vezes nas redes sociais (inclusive a DA GAVETA também compartilhou em seu perfil!).

 

7. Namorada de Chico Buarque pode bancar disco com dinheiro da Lei Rouanet, diz colunista

Mais uma da namorada de Chico Buarque, desta vez veiculada pelo R7 em outubro de 2014. A matéria foi compartilhada 7 mil vezes apenas no facebook.

 

8. Juca Ferreira abre fogo contra a Lei Rouanet

Voltamos ao Juca, mas desta vez no Jornal O Globo. A matéria veiculada em fevereiro de 2015, logo após sua entrevista onde critica a lei, foi compartilhada mais de 6 mil vezes no facebook.

 

9. Alex Atala lança projeto por mudança pró-gastronomia na Lei Rouanet

Matéria de dezembro de 2014 publicada pelo UOL que pretendia incentivar projetos gastronômicos na Lei Rouanet. A notícia foi compartilhada 6 mil vezes no facebook.

 

Estas são apenas algumas das polêmicas mais famosas. E enquanto não houver mudanças na lei, a lista continuará crescendo…