Neste primeiro vídeo nós vamos falar sobre formação e mercado de trabalho. Se você está começando sua carreira ou realizando uma mudança de carreira, confira aqui alguns conselhos que podem ajudá-lo neste momento:
- EXPERIÊNCIA X FORMAÇÃO ACADÊMICA
Na área de produção cultural a experiência é mais importante do que a formação acadêmica. Fazer um estágio ou oferecer-se como voluntário em um evento ou projeto cultural pode contar mais pontos em seu currículo do que ter uma formação acadêmica.
- VAGAS
Grande parte das vagas são divulgadas internamente para profissionais da área, em busca de indicações. É fundamental conhecer pessoas e fortalecer seu networking. Participe de eventos e palestras para conhecer estes profissionais e também de grupos no facebook especializados em divulgar estas vagas.
- CURRÍCULO
Além de um currículo interessante (e normalmente não tradicional) é importante preocupar-se com suas redes sociais. É nelas que buscamos referencias sobre quem você é e como se coloca para os outros. Publique conteúdo relevante e siga profissionais e organismos do meio para ter um perfil qualificado.
- LIVROS E MAKING OFFS
Há cada vez mais livros disponíveis no mercado com informações sobre produção cultural. Busque sempre livros com conteúdo prático e estudo de casos para compreender o mercado de uma forma menos teórica e mais prática. Making offs de projetos culturais são repletos de informações interessantes para conhecer os bastidores do mercado. Fique atento aos detalhes e você não vai parecer um peixinho fora d’água em sua primeira experiência.
- COMO ENTRAR NO MERCADO
Apesar de ser um grande mercado, ele é fechado e bastante concorrido. Pode parecer difícil conseguir uma posição em um primeiro momento, mas se você for bom e garantir uma boa primeira impressão, terá trabalho garantido sempre. Pense nisso ao assumir sua primeira oportunidade, mesmo que seja algo bem pequeno. Faça um bom trabalho e novos trabalhos surgirão.
- PRODUTORAS
Ao invés de começar sua busca por grandes produtoras já consolidadas, ofereça-se para trabalhar em pequenas produtoras. Se possível, fazendo um estágio não remunerado de curto período (com data certa para terminar). Pequenas produtoras contam com equipes reduzidas e isso fará com que você ganhe mais experiência e autonomia do que se começasse trabalhando em uma grande produtora.
- ORGANIZAÇÃO E PROATIVIDADE
Ser organizado e proativo são duas características fundamentais na área de produção cultural. Se elas não são seu ponto forte, dedique-se para aprimorar estas qualidades ou na primeira oportunidade de trabalho que tiver, você fechará suas portas para sempre.
- SIGA OS BONS
Com as redes sociais ficou ainda mais fácil acompanhar o que acontece no setor. Selecione a rede social que mais atende seus objetivos e faça uma seleção de profissionais, produtoras e organismos que você deve seguir. Alem de ficar por dentro do que está acontecendo no mercado, você pode fazer seu nome começar a ser conhecido através de comentários e posts interessantes para outros profissionais.
- CONHEÇA E ACOMPANHE OS LÍDERES
Como todo mercado, a cultura também tem seus lideres e pessoas influentes. Saiba quem são eles, acompanhe seus trabalhos e iniciativas e saiba de que forma se posicionam no mercado. Analise seus currículos e veja o que eles podem ensinar para você.
- EMPREENDER
Você pode nunca ter pensado a respeito, mas o mercado cultural é uma excelente oportunidade para empreendedores. Pense em desenvolver seu próprio projeto e, a partir dele, comece você mesmo a criar seu próprio espaço. Avalie a abertura de um MEI para começar, arregace as mangas e boa sorte!
Espero que estas dicas ajudem você a entrar no mercado cultural e a se tornar um excelente profissional. No próximo vídeo iremos falar sobre a famosa LEI ROUANET.
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