History Channel anuncia pitching para o Forum Brasil


O History tem o prazer de convidar todas as produtoras independentes para participar de um pitching público no próximo Forum Brasil – Mercado Internacional de Televisão.

O evento acontecerá nos dias 15 e 16 de junho de 2011, e o pitching (defesa oral) será no dia 16 de junho, às 16h30.

O History selecionará um projeto de documentário, especial ou série, para receber uma verba de desenvolvimento no valor de US$ 20 mil.
Até 5 projetos pré-selecionados serão apresentados oralmente pelos produtores a executivos do History e de outros canais de TV aberta e por assinatura, no processo conhecido internacionalmente como “pitching”.

Os projetos serão julgados pela originalidade, adequação do conceito ao canal, relevância do tema, plano de negócio (parceria com outros canais, patrocínio etc) e planejamento – ideias para site, campanha on-air, marketing etc.

The History Channel começou a ser transmitido em 1º de janeiro de 1995 nos Estados Unidos e foi rapidamente aceito pelo público, consagrando-se como um dos canais de maior crescimento da história da TV por assinatura.

Único canal dedicado exclusivamente à história, é um dos nomes mais prestigiosos e reconhecidos na televisão internacional e a marca mais valorizada pelo público entre os sinais por assinatura na América Latina; com um crescimento constante e consistente em distribuição, audiência e rankings.

Sua apaixonante proposta de entretenimento, expressa através dos mais fascinantes conteúdos de história antiga e contemporânea, está presente em mais de 230 milhões de lares, em 160 países por todo o Mundo, e é transmitida em 30 idiomas, cobrindo mais de 20 milhões de lares em toda a América Latina.

Através de uma perspectiva histórica, que vai desde a origem da humanidade até os dias de hoje, The History Channel dá vida à história de forma divertida, objetiva e interessante. Seu estilo envolvente convida o público a experimentar a história de uma maneira pessoal, estabelecendo uma conexão privilegiada entre o passado e o presente.

Só no The History Channel é possível viver a emoção de estar ali, no local e no momento exatos em que ocorreram os fatos mais extraordinários da história, para vivê-los lado a lado com seus protagonistas. Por isso, a uma incrível programação internacional, History agrega o maior volume de produção original na América Latina.

Porque existem muitas histórias para contar em nosso continente, e um só canal com a credibilidade e a experiência para contá-las.

Conteúdo
O canal busca conteúdo relevante de entretenimento, que mostre a História de um ponto de vista interessante e único, em programas que ampliem o limite do genero documentário.

A linguagem deve ser intensa, contemporânea e dinâmica com conexão com o presente. Exemplo de programas: Os Super-Humanos de Stan Lee, Caçadores de Relíquias, A Saga dos Estados Unidos, Sequestrado, etc.

Buscamos a participação de brasileiros respeitados e queridos pelo público em programas que vão além da história tradicional (independência, guerras e heróis) – ao mesmo tempo, sabemos o valor de uma história bem contada, de forma original. Temas de grande impacto, polêmicos, contados de forma imparcial são bem vindos.

Além disso buscamos programas com material de arquivo rico e com tratamento visual interessante. O pacote gráfico deve ser ao mesmo tempo elegante e colorido, mais para “CSI” que “Sherlock Holmes”. Caso tenha reencenações, devem ter pontuais, porém de alta qualidade.

O tema deve se integrar bem com a marca History e com a grade de programação atual.
Para a grade de programação visite: seuhistory.com

O canal não está interessado em:
Documentários lentos, antigos e chatos. Programas com muito material em preto e branco, com linguagem acadêmica, como catálogos: catedrais do Brasil, monumentos do Brasil, cidades do Brasil etc. Temas tipo exportação, como carnaval no Rio, a não ser que tenha uma perspectiva única, nunca vista na TV brasileira. Não queremos programas simplesmente didáticos, aulas de história em vídeo e sim programas interessantes que captem a atenção das pessoas.

• Formatos
– 46 minutos ou especiais de 2 horas
– Séries limitadas de 6 a 13 episódios de 46 minutos.

• Aspectos técnicos
Todas as produções devem seguir as especificações técnicas abaixo, portanto considerem esses detalhes nos orçamento enviados.

Codecs de produção: XDCAM EX or superior, DCPROHD or superior.
Formato de produção: 1920×1080 at 30p

Codecs de pós-produção: ProRes 422 (HQ) or superior, DNxHD 120
Formato de pós-produção: 1920×1080 at 30p

Cópia para exibição: HDCAM 60i
Master: HDCAM SR 30p

• Para participar
Por favor, leia com atenção o regulamento a seguir.

Segue o regulamento para o produtor que deseje submeter seus projetos ao Pitching The History Channel / Forum Brasil 2011:

1 – Os seguintes materiais são obrigatórios para que o projeto possa ser avaliado:
– Ficha de inscrição totalmente preenchida.

– Sinopse de até 5 linhas (obrigatória). Opcionalmente, pode ser apresentada TAMBÉM uma sinopse maior, de até 20 linhas, com o detalhamento do projeto.

– Apresentação visual de 2 a 4 páginas. Além disso, inclua, por favor, um sumário de 2 a 3 frases que resumam a proposta no começo da apresentação. As sinopses devem descrever claramente a proposta do programa e indicar o seu formato. No caso de séries, o número de episódios e respectivas durações devem ser inclusos.

– Resumo do orçamento em uma página, com especificações quanto ao valor do orçamento desejado, e os fundos e/ou financiamentos necessários para alcançá-lo. Indique, por favor, se o projeto for para comissão ou coprodução. Mencione todos os associados ou financiadores da produção, e forneça nomes completos, telefones e contatos destes sócios.

– Cronograma de produção em uma página, incluindo datas de início e fim de produção, bem como datas de entrega.

– Lista da equipe de produção, identificando a produtora e especificando a função de cada pessoa. Inclua, por favor, referências do produtor, diretor(es), escritor(es) e diretor(es) de fotografia. Tais currículos devem incluir detalhes sobre trabalhos realizados, bem como menção a produções precedentes de cada indivíduo (quando e em qual canal eles foram ao ar e a participação na realização do trabalho citado).

– Amostra de trabalho (um piloto, trailer, demo ou vídeo). Demo reel com o apresentador do programa proposto, caso haja apresentador, e exemplos de realizações do produtor que comprovem o nível de qualidade. Se possível, por favor, incluir uma amostra completa do trabalho dos produtores. O History só aceita DVDs (NTSC). Um demo reel previamente produzido será aceito. Os materiais enviados não serão devolvidos.

As propostas sem algum dos elementos acima não serão incluídas no processo de avaliação. O History não aceita propostas de desenvolvimento de programas de grupos que não são afiliados a uma companhia de produção.

2 – Somente poderão incluir projetos as empresas já registradas para participar do Forum Brasil – Mercado Internacional de Televisão 2011. Cada inscrição individual dá direito à apresentação de um projeto. A inscrição dá direito à participação também em todas as palestras e debates do Forum Brasil, bem como às sessões “30 Minutos”. O concurso é aberto apenas a produtoras brasileiras registradas na Ancine.

3 – Para cada projeto inscrito, deve ser enviada uma ficha de inscrição separada. Clique aqui para baixar a ficha de inscrição.

4 – Somente serão aceitos projetos em fase de desenvolvimento. O pitching não se destina à venda de produtos acabados, mas à busca de financiamento ou coprodução.

5 – As fichas devem ser enviadas até o dia 3 de junho de 2011, para o e-mail pitchings@convergecom.com.br (Subject: Pitching History / Forum Brasil). Demais materiais (DVDs etc) podem ser enviados por frete ou correio para o seguinte endereço:

Converge Comunicações – Pitching History Channel / Forum Brasil
R. Sergipe, 401 cj. 603
CEP 01243-001
São Paulo – SP

A data a ser considerada, no caso de envio por correio, é a de chegada do material na Converge, e não a data de postagem.

7 – A organização se reserva o direito de vetar conteúdos que não julgue adequados ao modelo do evento.

8 – Serão selecionados no máximo cinco projetos, por um júri estabelecido pela organização do evento, cuja decisão é soberana. Os selecionados serão avisados até o dia 7 de junho de 2011.

9 – Os selecionados devem informar à organização o nome do apresentador do pitching até o dia 8 de junho. Os apresentadores devem comparecer ao evento com pelo menos meia hora de antecedência, no dia do pitching. A ausência do apresentador ou de seu substituto (informado com pelo menos um dia de antecedência) implicará na desclassificação do projeto.

10 – O apresentador terá 5 minutos para fazer a defesa oral do projeto, podendo utilizar o tempo da forma que achar conveniente, contando para isso com todos os recursos audiovisuais (projetor, Power Point etc). Em seguida, os jurados terão outros 5 minutos para se manifestar e fazer perguntas. Após o término das apresentações, os jurados se reunirão para deliberar sobre qual será o projeto vencedor. A decisão do júri é soberana e o The History Channel terá o voto decisivo caso não haja consenso.

ATENÇÃO: O objeto de avaliação do pitching não é a apenas a qualidade do projeto em si, mas suas características de mercado, sua apresentação e o poder de convencer os jurados de sua viabilidade. Itens como orçamento, distribuição, público-alvo, duração etc são fundamentais para uma boa apresentação.

11) A submissão e a apresentação de um projeto no pitching não implica em qualquer compromisso de financiamento, distribuição ou coprodução por parte da Converge Comunicações ou de qualquer um dos jurados, tantos da fase de pré-seleção quanto na de defesa oral.

12) O contrato de desenvolvimento para o projeto vencedor entre a empresa e o The History Channel poderá incluir pesquisa mais aprofundada, roteirização, casting ou outros elementos de pré-produção e produção. Este contrato não implica em um compromisso de financiamento total do projeto ou sua transmissão por parte do The History Channel.

Versão do Regulamento para download