ICAB: instituto de conteúdos audiovisuais é lançado pela ABPITV

A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) anunciou nesta quinta-feira (13/8) a criação do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB).

ICABSegundo Mauro Garcia, diretor executivo do ABPITV, o instituto surge para assumir gradativamente as atividades de capacitação, de fóruns de discussão e reflexão sobre produção e distribuição e consumo de conteúdo audiovisual nas mais diferentes telas.

O portal do ICAB está no ar (icabrasil.org) e reúne uma biblioteca de artigos, teses e pesquisas sobre audiovisual e economia criativa no Brasil. “A ideia é que esses conteúdos possam se tornar uma referência para pesquisas de profissionais e estudantes de comunicação e audiovisual em geral”, afirmou Garcia.

Configurado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o ICAB também promoverá uma extensa pesquisa sobre a história da produção independente no Brasil, coordenada pelo jornalista e diretor Gabriel Priolli e com previsão de lançamento para 2016.

A ideia é produzir um amplo relatório sobre o histórico do setor e, para isso, ele trabalha com o apoio das jornalistas e pesquisadoras Angélica Moura e Marcia Maresti, que estão visitando bibliotecas, bancos de imagem, arquivos de jornais e acervos particulares, em busca de informações sobre todas as formas de produção de imagem eletrônica desenvolvidas no Brasil, fora das emissoras de TV.

*Informações dos sites do Meio&Mensagem e da ABPITV

Fonte do texto: Cultura e Mercado