Inscrição de Projetos em Editais

Em nosso último vídeo nós falamos sobre a captação de recursos e citamos rapidamente sobre os editais.

 

Hoje vamos aprofundar um pouco mais este assunto.

 

 

Os editais são ferramentas que as empresas e órgãos públicos desenvolveram para criar regras próprias e bem definidas para o recebimento e análise de projetos. Grandes empresas contam com editais que abrem anualmente e permitem que você inscreva seu projeto caso ele esteja de acordo com os princípios definidos no edital. Caso seu projeto seja contemplado, isto significa que aquela empresa irá oferecer os recursos financeiros para que você o realize.

 

Para se inscrever em um edital você não precisa necessariamente estar aprovado em uma lei de incentivo. Na verdade, o próprio ministério da cultura fez um acordo com as empresas para que elas não solicitassem antecipadamente a aprovação, já que isso onerava o MinC por conta da análise antecipada de projetos.

 

O que você precisa é ter seu projeto já elaborado e de um pouco de atenção para fazer ajustes necessários de acordo com o que o edital solicita. Muitos deles contam com formulários padrão online que têm limites de caracteres ou arquivos-modelo para orçamento e cronograma.

 

Muitos contam também com campos específicos como o edital dos correios que solicita a contrapartida econômica, social e cultural do projeto ou como o edital do Oi Futuro que faz questão de frisar o impacto ambiental do seu projeto. Atenção também aos anexos que normalmente têm um peso definido para poderem ser anexados e certamente serão importantes para a análise do seu projeto.

 

Os editais são divididos em públicos e privados. Via de regra os editais públicos são desenvolvidos por órgãos públicos e prevêem a entrega direta do recurso solicitado. Muitos deles já informam de antemão as categorias e faixas de valores disponíveis. Neste caso você precisará avaliar se seu projeto pode ser realizado com o valor oferecido e adaptar seu orçamento inicial para o novo limite ou se precisará captar verba complementar em outras fontes.

 

Dentre os editais públicos sugerimos acessar os sites do MinC, Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Filme, Ancine e Funarte, para saber as oportunidades que estão abertas. Todos estes sites contam com um botão “editais” onde estas oportunidades são divulgadas. Seguir estes órgãos no facebook ou twitter também garante que você fique por dentro sempre que ocorrer a abertura de um edital.

 

Já os editais privados (ou público/privados) prevêem que – após a seleção do seu projeto – o mesmo deva ser inscrito na Lei Federal de Incentivo à Cultura. Eles certamente já prevêem em seu cronograma este tempo de aprovação e desembolso. Alguns exemplos destes editais são promovidos pelas empresas: Petrobrás (que atua em diversas áreas), Vale do Rio Doce e Natura (focados em musica), BNDES (com foco maior em cinema) e que conta com o Quintas do BNDES para musica, Eletrobrás (que tem investido muito em teatro), Correios, Furnas e Oi Futuro (para ocupação de seus espaços ou não), Rumos Itaú (com foco bastante amplo), entre outros.

 

Os editais contam normalmente com uma linguagem jurídica, o que assusta grande parte dos artistas, mas isso não deve ser motivo para você não investir nesta oportunidade, mesmo que não se sinta confortável. Com o tempo, esta leitura flui normalmente.

Outro ponto importante sobre os editais é que eles normalmente divulgam sua comissão julgadora, itens importantes para a análise e notas dadas por quesitos do projeto. Isto faz com que esta ferramenta de captação seja uma das mais claras, justas (entre aspas) e precisas na seleção de projetos.

 

 

Quer saber como fazer um projeto cultural de forma simplificada?

Confira as 18 AULAS EM VIDEO QUE VÃO ACOMPANHAR VOCÊ DO INÍCIO AO FIM DA ELABORAÇÃO DE SEU PROJETO:

 

Elaboração de Projetos Culturais Simplificada

 

Confira o conteúdo do curso:

 

  • AULA 1: A diferença entre ideia e projeto.
  • AULA 2: Como definir seu proponente.
  • AULA 3: Como dar um nome e batizar seu projeto.
  • AULA 4: A fórmula mágica para elaborar o objetivo de um projeto.
  • AULA 5: As palavras-chave para criar a justificativa.
  • AULA 6: O que é e como ter certeza que seu projeto atende os critérios de acessibilidade.
  • AULA 7: O que é e como respeitar os limites da democratização do acesso.
  • AULA 8: Como elaborar o cronograma ou as etapas de trabalho do seu projeto.
  • AULA 9: Como desenvolver a ficha técnica de um projeto.
  • AULA 10: A maneira mais eficiente de desenvolver a sinopse do seu projeto.
  • AULA 11:  Como reduzir o impacto ambiental do seu projeto.
  • AULA 12: O que são as outras informações que as leis e editais pedem sobre o seu projeto.
  • AULA 13: Como definir o local de seu projeto mesmo sem ter ideia de onde ele será realizado.
  • AULA 14: O que é e como prever os deslocamentos de um projeto cultural.
  • AULA 15: Como fazer um plano de divulgação para seu projeto que atenda ao mesmo tempo leis, editais e patrocinadores.
  • AULA 16: Como elaborar o plano de distribuição de seu projeto cultural de forma eficiente e dentro dos princípios das leis.
  • AULA 17: Como perder o medo do orçamento e ter certeza de que sabe exatamente quanto custa seu projeto, sem deixar nenhum item importante de fora.
  • AULA 18: Uma lista dos documentos obrigatórios de todas as leis de incentivo que vai ajudar você a estar sempre preparado para não perder nenhuma oportunidade.

 

+ 3 bônus exclusivos (Grátis!):

 

1) Template para elaboração de projetos: um passo-a-passo que vai guiar você ao longo de todas as aulas permitindo que, ao final do curso, tenha um projeto pronto para ser inscrito em leis de incentivo e editais.

 

2) Template para projeto de captação: um template de power point pronto para se transformar em seu projeto de captação, com dicas e informações para apresentar para empresas e captar recursos para seus projetos.

 

3) Modelos de planilhas de orçamento: um kit com 21 planilhas em excel formatadas para qualquer tipo de projeto com todos os itens que não podem ficar de fora de um projeto de música, teatro, dança, audiovisual, artes visuais ou literatura.

 

+ Sessão de Perguntas & Respostas:

Sessão com as dúvidas dos alunos esclarecidas para todos e com espaço para você tirar também a sua dúvida.

 

+ Todas as aulas em PDF para você baixar automaticamente em seu computador.

Clique aqui para saber mais!