orçamento de um projeto cultural

Como fazer o orçamento de um projeto cultural perfeito e sem falhas

O desafio do orçamento de um projeto cultural completo

Um orçamento é o cálculo prévio das despesas necessárias para se realizar uma obra, uma estimativa de custos. Com uma definição tão simples como esta, por que, afinal, todos os artistas têm medo de fazer o orçamento de um projeto cultural para seu projeto?

 

Para perder este medo para sempre, vamos considerar o orçamento como uma grande lista de ferramentas necessárias para se desenvolver um projeto com seus devidos valores. Simples assim… e chegaremos lá!

 

O princípio básico para a realização de seu projeto é ter as ferramentas necessárias para que ela aconteça.

 

Entende-se por ferramentas:

  • os utensílios de trabalho (materiais, acessórios, etc),
  • o ambiente propício (local de ensaio, local de execução e outros locais)
  • e os profissionais adequados (sua ficha técnica).

 

Juntas, estas três ferramentas podem gerar o cálculo dos recursos financeiros totais que você precisa.

 

O primeiro passo é listar estes itens fundamentais.

Você pode elencá-los nestas categorias: utensílios de trabalho, ambiente e profissionais.

 

orçamento de um projeto cultural

 

Utensílios de trabalho

Quais são as ferramentas que você precisa? Se você é um artista plástico, precisará de telas, pincéis, cavaletes, etc. Se é um cineasta, seus utensílios de trabalho correspondem à câmeras, refletores, microfones. Se seu projeto é um show, você precisa de instrumentos musicais, refletores, microfones, tripés, etc.

 

Liste todos os utensílios que precisa, mesmo que não estejam diretamente ligados à sua atividade, mas de alguém que irá contratar, como por exemplo, material para a execução de figurinos e cenários.

 

Lembre-se de pensar inclusive em seu dia-a-dia, indo dos itens macro aos pequenos utensílios usados em sua rotina de produção (como cartuchos de impressora, material de escritório).

 

Isso irá ajudá-lo a não esquecer nenhum item do seu orçamento.

 

Ambiente

O ambiente refere-se ao local ou locais por onde seu projeto irá passar ao longo de sua produção. Alguns exemplos de ambiente são: a locação de salas de ensaio, locação de estúdios de gravação (de imagem e som), locação de teatro, espaço cultural, etc.

 

Onde seu projeto pode ser realizado? Você precisa alugar um espaço para ensaiar ou produzir? Necessita alugar um espaço para se apresentar? Precisa de autorizações para oferecer uma determinada atividade ao ar livre?

 

Este é o momento de listar todos os locais por onde você irá passar. Lembre-se de avaliar também se os ambientes estão prontos para recebê-lo ou se precisam de algum tipo de adaptação, acessório ou equipamento.

 

Em caso positivo, não se esqueça de listar também todos os equipamentos que precisarão ser alocados para seu projeto (como equipamento de som, luz, projeção, máquina de fumaça, etc).

 

Profissionais adequados

A primeira pessoa que você não deve esquecer na lista de profissionais do seu projeto é você. Pode parecer piada, mas já recebemos diversos orçamentos de clientes que pensaram em tudo, menos em si mesmos.

 

Você é um empreendedor cultural, quer desenvolver um projeto e deseja ser remunerado por seu trabalho, certo? Então nesta lista, você é o primeiro!

 

Agora que você já se garantiu no projeto, comece pensando em todos os cabeças de equipe. Dê uma olhada na ficha técnica de seu projeto para ter certeza de que não está esquecendo ninguém.

 

Se você está desenvolvendo um produto audiovisual, precisará de um diretor, um diretor de arte, um roteirista, um iluminador e muitos outros. Se seu projeto é um livro, pense no capista, diagramador, editor, etc.

 

É fundamental fazer o exercício do macro até o micro. Você deve não apenas ser capaz de listar os cabeças de equipe e seus assistentes, mas também pensar em todos os profissionais que são importantes para você e que também farão parte do seu dia-a-dia, como um contador, um assistente, uma secretária, um analista financeiro e até mesmo um serviço terceirizado de motoboys.

 

Não se preocupe com o tamanho da lista e seja o mais completo possível. Afinal, ainda não estamos falando de dinheiro e sim de desenvolvimento de orçamento.

 

orçamento de um projeto cultural 

Transformando recursos em orçamento

Finalizada esta etapa, temos uma lista completa de itens subdivididos em 3 categorias : utensílios, ambiente e profissionais. Agora é hora de transformar cada item desta lista em um recurso numérico, em um valor.

 

Não é um bicho de sete cabeças, certo?

 

Feito isso, você vai subdividir o orçamento em quatro grandes blocos:

– Pré-produção

– Produção

– Divulgação

– Custos administrativos

 

A maior parte dos modelos de orçamento em leis e editais segue este modelo de blocos, salvo exceções. E isso facilita ainda mais sua organização. É só pegar sua lista e ordená-la seguindo estes blocos.

 

Assim, você terá não apenas o valor de cada item previsto como também o valor total para a realização do seu projeto. Basta, para isso, somar todos os valores que foram colocados na última coluna, à direita, do seu orçamento.

 

O primeiro orçamento a gente nunca esquece

Este primeiro orçamento realmente será mais trabalhoso que os próximos que você fará, simplesmente pelo fato de ser o primeiro. Após finalizado, ele servirá de modelo do que seria ideal e é a partir daí que voce poderá fazer suas considerações e adaptações futuras, quando necessárias.

 

Como facilitar ainda mais a realização de orçamentos

Mas a gente não para por aí, a maior questão que envolve um orçamento é aquela sensação que nos persegue de que estamos esquecendo alguma coisa, não é?

 

Foi pensando exatamente nisso que criamos os KITS de Modelos de Planilhas de Orçamento para cada área de atuação cultural.

 

orçamento de um projeto cultural

Planilhas de Música

Já pensou ter acesso a 6 modelos de planilhas, com todos os itens necessários e fórmulas prontas para realizar seus projetos de música? Este kit de planilhas conta com os seguintes itens:

  • orçamento para CD,
  • orçamento para DVD,
  • orçamento para show,
  • orçamento para turnê,
  • orçamento para videoclipe,
  • orçamento para festival de música.

 

orçamento de um projeto cultural

Planilhas de Teatro

Se seu interesse é atuar com projetos de artes cênicas, seu lugar é o palco e estas planilhas são para você. Já pensou ter acesso a modelos de planilhas, com todos os itens necessários e fórmulas prontas para realizar seus projetos de música? Este kit de planilhas conta com os seguintes itens:

  • orçamento de montagem,
  • orçamento de musical,
  • orçamento de temporada,
  • orçamento de turnê
  • orçamento de festivais.

 

orçamento de um projeto cultural

Planilhas de Literatura

Se sua praia é a literatura, este kit é para você.

As planilhas que fazem parte deste kit são:

  • orçamento de livro,
  • orçamento de eBook
  • orçamento para evento literário.

 

orçamento de um projeto cultural

 

Planilhas Audiovisuais

Se você tem um projeto audiovisual, mas não sabe nem por onde começar o orçamento, este kit é para você.

Ele conta com:

  • um orçamento geral que pode ser utilizado para curta, média ou longa-metragem e
  • um orçamento para festivais audiovisuais.

 

orçamento de um projeto cultural

 

Planilhas de Artes Visuais

Hora de trocar o pincel pelo excel!

Pronto para fazer o orçamento de seu projeto de artes visuais? Este kit conta com duas planilhas:

  • orçamento para realização de exposição
  • orçamento para a criação de catálogo.

 

orçamento de um projeto cultural

 

Planilhas de dança

 

Nem sempre a habilidade que temos com o corpo, temos também com o excel.

Mas não se desespere! Seu seu projeto é de dança, este kit é justamente para ajudar você a fazer os seguintes orçamentos:

  • orçamento de montagem,
  • orçamento de turnê
  • orçamento de festival.

 

Após a compra, o KIT é enviado por email em formato .ZIP. Além das planilhas abertas em excel, você irá encontrar no kit um PDF com mais informações e instruções sobre a formatação das planilhas, se precisar.

 

Pronto! Agora não tem mais desculpa!

 

É só escolher o kit que se encaixa em seus objetivos culturais e acabar de vez com aquele dilema na hora de fazer seus orçamentos.

 


 

 

newsletter