Projeto de Captação

Em nosso último vídeo nós falamos sobre a inscrição de projetos em editais.

 

Hoje vamos falar sobre o projeto de captação e reuniões com patrocinadores.

 

 

Diferente dos projetos que enviamos para as leis de incentivo, o projeto de captação precisa ser ainda mais objetivo e atraente. Nesta etapa, você precisa conquistar o patrocinador com seu projeto, mostrando por que ele deve investir recursos nele e não em todos os outros projetos que possivelmente já recebeu. Veja nossas dicas:

 

 

  1. Marque reuniões presenciais

A primeira dica da gaveta para esta etapa de captação é marcar reuniões presenciais. Ao invés de enviar seu projeto por email e ficar aguardando um retorno do patrocinador, você deve fazer de tudo para marcar uma reunião cara a cara com seu Possível patrocinador. Em oportunidades como esta, você pode não só tirar dúvidas e comentar sobre curiosidades do projeto, mas, principalmente sentir o clima da empresa e pensar em estratégias de divulgação da marca específicas para o local onde você apresentou o projeto.

 

  1. Faça um material de qualidade

As reuniões normalmente são marcadas com um gerente ou diretor que pode ser de marketing ou patrocínio (quando a empresa tem este departamento). Em alguns casos, inclusive, a reunião pode até mesmo ser maçada diretamente com o dono da empresa. Ao marcar uma reunião, lembre-se de levar seu cartão de visitas, o projeto impresso (para deixar com o profissional, caso ele queira) e um projeto de apresentação em seu laptop. Um Power point bem feito ou mesmo um prezi ganham pontos nesta fase. Se seu projeto é audiovisual, é importante levar uma promo, piloto ou teaser para que ele realmente veja do que trata seu projeto.

 

  1. Conteúdo relevante

Normalmente, os profissionais de marketing ou patrocínio que avaliam os projetos têm pouco tempo para recebê-lo e estão sempre com pressa. Portanto foque em conteúdo relevante, atraia sua atenção e deixe currículos e informações adicionais para o momento em que ele possa ler e avaliar sozinho o material que você deixou. Jamais “leia” sua apresentação. Lembre-se do que motivou você a desenvolver aquela idéia e tenha confiança de que seu projeto é atraente e interessante para a empresa.

 

  1. Pesquise muito sobre a empresa

Pesquise muito sobre a empresa antes de ir para uma reunião. Você deve saber mais do que o próprio gerente ou diretor e linkar o conteúdo do seu projeto com a missão e valores da empresa. Estar de acordo com o perfil da empresa é de suma importância para que esta reunião seja bem sucedida.

 

  1. Atenda aos pré-requisitos

No que diz respeito ao conteúdo do projeto, ele deve ter, no mínimo os objetivos, uma sinopse (em caso de dramaturgia), uma breve ficha técnica, cronograma, valor, plano de contrapartida, leis de incentivo ou formas de investimento e seus contatos. Caso seu projeto conte com personalidades, fotos destes profissionais certamente Irão chamar a atenção do profissional que está avaliando o conteúdo.

 

  1. Crie contrapartidas atraentes

Não é necessário inserir todo o orçamento do seu projeto na apresentação, mas sim o valor final. Na verdade o que ele realmente vai querer saber é sobre o plano de contrapartidas, que normalmente prevê cotas de patrocínio e os benefícios de marketing que cada cota compreende. É importante ressaltar também que um projeto com um bom design faz toda a diferença pois isto demonstra cuidado com o que está sendo apresentado. Seu projeto já precisa ter uma cara, uma identidade que reflita claramente o que deseja fazer ao iniciar sua produção. E tenha atenção ao tamanho dos textos e Possíveis erros de grafia.

 

Agora é só colocar o projeto debaixo do braço e encontrar as empresas que estão à espera de um projeto como o seu. Lembre-se conquistar um patrocinador não é fácil, mas mais difícil ainda é mantê-lo para projetos futuros. Preocupe-se em manter sempre um bom relacionamento com ele, enviando relatórios, notícias, novidades e convites, sempre que for o caso. A relação entre patrocinador e patrocinado é como um relacionamento e como tal, precisa ser preservado.

 

Modelo de Projeto de Captação

 

Tenha acesso a um modelo de projeto de captação, em power point editável e com informações e exemplos do que deve conter cada slide.

 

Você irá receber ainda três templates básicos para copiar e colar as informações do seu projeto e um PDF com 6 dicas sobre a etapa de captação que vão ajudar você a obter recursos para seu projeto…

 

Template de Projeto de Captação

 

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