Rio de Janeiro terá debate sobre Procultura

 

Especialistas e autoridades responsáveis pelo Projeto de Lei que revoga a Lei Rouanet e cria o #Procultura, em tramitação na Câmara dos Deputados, estarão reunidos na Universidade Candido Mendes, no próximo dia 19 de julho, das 19h às 22h. O evento faz parte da serie Encontros com a Cultura, uma realização da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC), que completa 10 anos em 2012. A entrada é gratuita.

Com a participação do Deputado Pedro Eugênio (PT/PE), relator do substitutivo ao projeto de lei, para a apresentação do atual texto em tramitação na Câmara, a mesa de debate conta também com o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, para um balanço do atual mecanismo de financiamento.

O encontro contará ainda com uma rodada de comentários de especialistas, advogados e gestores convidados para a construção de vozes e entendimentos sobre o novo mecanismo de incentivo à cultura do país.

As principais mudanças no projeto, como a criação de critérios para a escolha de projetos e proponentes, o novo sistema de enquadramento e os percentuais de renúncia estão entre os temas a serem debatidos. Outros temas de grande interesse do público, como as novas funções da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) e do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) também serão pautados. Nada disso, porém, receberá tanta atenção quanto o novo gatilho criado por Pedro Eugênio para destinar dinheiro da renúncia fiscal para o Fundo Nacional de Cultura (FNC). A traquitana contábil promete equiparar os valores do FNC ao do Mecenato.

Com mediação de Liliana Magalhães, vice-presidente da ABGC e sócia-diretora da SOMOS cultura, educação, comunicação, a mesa de debates será composta por especialistas no tema como Fabio Cesnik, Katia de Marco, Leonardo Brant, Maria Arlete Gonçalves e Sidney Sanches, entre outros.

O encontro proposto pela ABGC no Rio faz parte de uma série de debates que têm acontecido em algumas capitais onde o substitutivo tem sido discutido por mobilização da sociedade civil organizada e empreendedores, que com uma atitude democrática têm envolvido lideranças e representantes de entidades públicas, privadas e comunitárias da sociedade dos mais diversos setores da cultura.

Serviço:

Encontros com a Cultura – #Procultura
Dia 19 de julho das 19h às 22h na Universidade Candido Mendes.
Sala Marquês de Paraná – 42º andar
Rua da Assembleia, 10 – Centro – Rio de Janeiro
Entrada gratuita (retirada de senha 20 minutos antes do início do evento)

Realização: Associação Brasileira de Gestão Cultural –ABGC
Apoio: Cemec e Universidade Candido Mendes – UCAM
Promoção: Cultura e Mercado
Reservas: abgc2006@gmail.com
Informações: (21) 3543-6489