Por que você deve desistir de “trabalhar na Globo”


Ao longo da trajetória profissional da DA GAVETA encontramos diversos atores e atrizes impressionantes. Pessoas que dedicaram (e ainda dedicam) muito do seu tempo para se aprimorar na arte e no ofício de atuar simplesmente porque não conseguem se ver fazendo outra coisa.

 

Muitos deles atuam principalmente no teatro. Outros seguiram a trajetória audiovisual fazendo cinema e televisão.

 

Para quem está iniciando a carreira agora, trabalhar na Globo continua sendo um sonho. Por quê?

 

Basta fazer uma simples pesquisa no google para perceber que muita gente continua buscando respostas para “como trabalhar na Globo”, “como ser atriz”, “como ser famoso” ou “como ficar famosa”.

 

Desculpe decepcioná-lo, mas o Google não var dar as respostas certas.
Sabe por quê?

 

As perguntas estão erradas!

 

E afinal, o que a Globo efetivamente pode acrescentar para seu trabalho como ator? Como ela mostra você e seu trabalho para o mundo? Até que ponto se colocar em uma plataforma como esta vai acrescentar ao seu trabalho como ator?

 

Um ator de verdade é capaz de emocioná-lo até mesmo em uma pequena praça.

 

É ele quem tira você de sua realidade e o coloca em um novo lugar.

 

E pode estar certo: um ator de verdade faz as perguntas certas ao google!

 

Conversamos com alguns atores para saber que conselhos dariam para alguém que está começando sua carreira agora e descobrimos alguns padrões muito interessantes em suas respostas.

 

refletores trabalhar na globo

 

Confira aqui os principais conselhos para quem deseja se tornar ator, de verdade:

 

  1. Saiba o que você quer fazer de verdade. Se você não tem um caminho bem definido para sua carreira, qualquer caminho serve.
  2. Estude, estude, estude. Sabia que há muitos cursos que só desejam ganhar dinheiro com seu interesse. Encontre os melhores cursos, siga os melhores profissionais e dedique-se de corpo e alma.
  3. Pessoas famosas NÃO necessariamente irão elaborar um bom curso de atuação. Não se preocupe com a fama e sim com o seu talento e aperfeiçoamento constante.
  4. Atuar não é uma profissão fácil. Não se esqueça disso jamais. Atuar não é se colocar na frente de uma câmera ou de um palco e fazer o que está escrito. É preciso ter uma base teórica tão forte quanto a prática, garantindo um equilíbrio perfeito entre elas.
  5. Leia Peter Brook e entenda porque o teatro é necessário pra qualquer profissional que deseje atuar.
  6. Se optar por workshops e oficinas livres veja quais são aquelas que realmente merecem seu investimento. Procure aulas de teatro, escolas de teatro, conheça o profissional que está por trás do curso e tenha certeza de que vale a pena antes de começar. Procure também oficinas em ocupações de companhias artísticas.
  7.  Ser ator não é fazer um curso de 1 ano e sair pronto. É um processo e investimento pra vida inteira. Mas saiba que investir em você aumenta a probabilidade de retorno.
  8. A realidade do ator é, ao mesmo tempo difícil e mágica. Não deixe a dificuldade sobrepor a magia.

 

Tem mais algum conselho para acrescentar?

 

O que você, como ator, gostaria de ter ouvido como conselho antes de iniciar sua carreira?

 

Deixe seu comentário abaixo!