10 ferramentas para o produtor cultural

Seja bem-vindo a mais um video da gaveta.

Em nosso último video falamos sobre acessibilidade em projetos culturais. Hoje nós vamos falar sobre as 10 ferramentas que existem para facilitar a vida do produtor.

 

 

Dica no. 1 – Facebook

Pode parecer piada, mas eu juro que já agradeci Mark Zukerberg no programa de um espetáculo de teatro que já produzi. Tirando a questão da divulgação, que vou falar mais à frente, o facebook e sua rede de relacionamento pode facilitar muito a vida do produtor em busca de contatos, apoios, parcerias e referencias. Você já viu quantas vagas são divulgadas diariamente no facebook? Já tentou mobilizar seus amigos em função de algum material, idéia ou mesmo contato que precise? É impressionante como as pessoas têm interesse e se mobilizam para ajudar quando o assunto é produção… Agora, falando especificamente da página de seu produto cultural – com finalidade de divulgação de seu espetáculo – lembre-se que trata-se de um ambiente vivo, que deve ser alimentado diariamente e com informação relevante, interessante e participativa. Assim, você certamente vai levar o público da internet para sua platéia. Para quem ainda não conhece, o site é www.facebook.com

 

Dica no 2 – Asana

O asana é um programa online e gratuito que foi criado por um dos sócios do Facebook, que abandonou o projeto anos atrás. A proposta do asana é o gerenciamento de projetos, individualmente ou em grupos. É como um to do list gigante que permite o armazenamento e acompanhamento de diferentes projetos com equipes diferentes, controlando prazos, comentários e ainda enviando emails para os participantes para o acompanhamento de cada uma das tarefas elencadas. Vale a pena conhecer e experimentar. O importante é ficar à vontade com a ferramenta. O site é www.asana.com

 

Dica no 3 – ZeroPaper

O zero paper é uma ferramenta online e gratuita de gerenciamento financeiro de projetos ou empresas. Através dessa ferramenta você é capaz de controlar sua receita, custos fixos, custos variáveis, pessoal, impostos e outros. O bacana desta ferramenta é que ela avisa sempre que há alguma despesa a pagar e apresenta automaticamente seu balanço dia a dia. Alem disso, a ferramenta prevê relatórios para análise do andamento do seu projeto ou empresa. Há outras ferramentas similares, mas particularmente, recomendo conhecer

 

Dica no 4 – WordPress

O wordpress é uma ferramenta gratuita para criação de site. Esta ferramenta têm evoluído tanto que já garante qualquer tipo de formatação de cores, formas e fontes e também conta com recursos como loja online para venda de ingressos ou produtos diretamente interligados ao Pag Seguro ou Pay Pal. O site é WordPress

 

Dica no 5 – SoundCloud

Se você chegou até aqui, já conhece o soundcloud. Trata-se de um programa online, também gratuito até um determinado limite de carregamentos que permite que você dê uploads em arquivos de áudio. Esta ferramenta tem sido eficiente não apenas para a criação de podcasts (como este que vos fala), mas também para arquivos com entrevistas com diretores, equipe, elenco, etc, como forma de divulgar seu projeto e criar uma nova relação entre assessoria de imprensa e veículos de comunicação. O endereço é www.soundcloud.com

 

Dica no 6 – Dropbox ou GoogleDocs

Esta é uma das minhas dicas preferidas. Tanto um quanto outro trabalham com o arquivamento de projetos em nuvem, alem do compartilhamento com outras pessoas da equipe. Eu particularmente adoro o dropbox, que permite que a pasta fique disponível no próprio computador. O endereço do dropbox é www.dropbox.com. Para acessar o Google docs, o ideal é entrar pelo próprio Google com sua conta.

 

Dica no 7 – GoogleSpreadsheet

Se você não conhece, vai amar! Trata-se de um programa online, do próprio Google, que serve para fazer pesquisas. O programa é super fácil de mexer e permite que você tenha um banco de dados preciso com as respostas recebidas. Imagine saber como seu público alvo chegou até você, os programas de TV que assiste, o que faz no fim de semana… Pro produtor, certamente um prato cheio para criar estratégias de divulgação… Mais uma vez, entre pelo Google para chegar ao spreadsheet…

 

Dica no 8 – YouSendIt

Quando seus arquivos são grandes e não vale a pena ocupar espaço com eles no dropbox, o ideal é partir mesmo para o yousendit. Há outros similares, mas a idéia geral é enviar um arquivo de um tamanho maior que o permitido por email. O programa gera um link que é enviado por email e a pessoa pode baixá-lo ao receber a mensagem. Prático e salva vidas! www.yousendit.com

 

Dica no 9 – YouTube

Ok que você sempre acaba no youtube, mas a idéia aqui é outra… Subir vídeos sobre seu projeto, making off, entrevistas e fazer com que estes views sejam convertidos em público para seu projeto! O endereço é www.youtube.com

 

Dica no 10 – Google

Parece piada, mas a gente já não vive um dia sem ele, certo? Vale colocá-lo aqui, mesmo como 10a dica pra refletir… como era a produção cultural antes da era Google? www.google.com.br (endereço que provavelmente já é sua página inicial)

 

Não deixe de divulgar este video em suas redes sociais, compartilhe com seus amigos e deixar seus comentários para nós!

 

A gente se vê no próximo video com mais dicas da gaveta!

 

Procurando um passo-a-passo para transformar suas ideias em projetos culturais e viver do seu talento?

 

book-mockup 2

 

 

Um manual prático em eBook para o desenvolvimento de projetos culturais que irá acompanhar e guiar você ao longo de todo o processo de transformação de sua ideia, desde a página em branco, até o momento em que irá atingir o seu público.

Durante cada etapa você terá acesso a exercícios e exemplos práticos com um passo-a-passo para o desenvolvimento do seu projeto.

Na etapa de captação de recursos, você irá conhecer todas as ferramentas disponíveis no mercado – como leis, editais e muito mais – para efetivamente produzir.

Para concluir, faremos juntos a prestação de contas e você estará pronto para dar início a um novo projeto !

Pronto para tirar suas ideias da gaveta ?