A efetivação do patrocínio

Hoje iremos falar sobre o processo de efetivação de um patrocínio via Lei Rouanet.

 

 

 

Como já comentamos em outro video, depois que seu projeto cultural passa por todas as etapas de análise do Ministério da Cultura, ele é efetivamente aprovado e é publicado no Diário Oficial a informação da aprovação.

 

Simultaneamente à publicação no Diário Oficial o MinC também envia um ofício para a agência do Banco do Brasil que você escolheu no momento de cadastramento solicitando para que abram uma conta bloqueada e uma conta de movimentação do projeto em nome de sua empresa ou em seu nome (caso tenha inscrito o projeto como pessoa física. O ideal, após a aprovação é já ir a esta agência, conhecer seu gerente, saber o numero da conta aberta e verificar a necessidade de sua assinatura em contratos, etc.

 

Com a publicação no diário official e a conta aberta, você já pode efetivamente começar a captar recursos, levando seu projeto para possíveis empresas interessadas. Caso tenha dúvidas sobre esta etapa, já realizamos um video somente sobre este tema. Você também pode contratar um captador de recursos para ajuda-lo nesta etapa.

 

Quando um patrocinador efetivamente se interessar por seu projeto, ele certamente pedirá o Diário Oficial e os dados da conta bloqueada para depósito. Alguns proponentes inclusive já incluem estas informações no próprio projeto de captação.

 

Com os dados da conta em mãos, ele já poderá efetivar o patrocínio para seu projeto. Assim que o valor compensar em sua conta, você deve emitir um recibo de mecenato. Este documento encontra-se no site do MinC para ser salvo. Você deve preenchê-lo corretamente com os seus dados, dados do projeto e dados do patrocinador, imprimir e assinar 3 vias. A primeira via fica com você, proponente do projeto. A segunda deve ser encaminhada para o patrocinador. Ele irá utilizá-la no momento de fechamento do seu imposto de renda para informar à Fazenda que utilizou o imposto devido em um projeto cultural. Já a 3a via, deve ser encaminhada para o Minc com o extrato de sua conta comprovando o depósito do patrocinador.

 

A partir do momento em que você alcançar mais de 20% do valor total do projeto na conta (ou quando você tiver certeza de que pode captar mais e de que pode realizar o projeto com segurança) o valor sera passado da conta bloqueada para a conta de movimentação.

 

Agora é só administrar o recurso de acordo com o orçamento que foi aprovado e lembrar-se de realizar a prestação de contas enquanto seu projeto acontece para não ter surpresas futuras. Lembre-se de tirar um extrato da conta mensalmente, fotografar todos os cheques emitidos e guardar todas as notas referentes a cada cheque emitido.

 

Assim você certamente irá realizar seu projeto com segurança!

 

PS: não deixe de divulgar este video em suas redes sociais, compartilhe com seus amigos e deixar seus comentários para nós!

 

Quer saber mais sobre produção cultural?

Sim, eu quero!