CALENDÁRIO 2020: LEIS, EDITAIS E RESULTADOS

Estamos reavaliando a melhor maneira de levar as informações até você. Quando iniciamos nosso calendário de editais em 2015, não havia nenhum site ou grupo no facebook que se propunha a fazer este apanhado de oportunidades. Hoje, felizmente, há diversos sites que se oferecem (de forma gratuita ou não) a compartilhar esta informação.

Enquanto estudamos novas estratégias para levar a informação para você, te convidamos a nos acompanhar pelo Instagram e por nossa página no Facebook.

 



Lembrando que continuamos com inscrições abertas para nossos
Cursos Online para você que deseja elaborar projetos, captar recursos, se desenvolver profissionalmente ou aprender sobre produção cultural.

Nossas Ferramentas e eBooks também estão disponíveis para que a gente continue colocando nossa arte no mundo.


Calendário:

Confira aqui todas as notícias e editais sobre cultura de 2020 entre janeiro e junho, que irão ajudar você a tirar seus projetos da gaveta e a realizar suas ideias desde a página em branco até o resultado final.

Este calendário fica fixo em nosso site de forma a facilitar a busca de informações, sempre com link para a fonte original da notícia, reduzindo, assim, seu tempo em busca do que está procurando.

🌎  = oportunidades internacionais

Para conhecer nossos cursos, clique AQUI.

CALENDÁRIOS ANTERIORES: 2019 - 2018 – 2017 – 2016 – 2015


 

Junho

Maio

Abril

Março

Peuisa

Fevereiro

Janeiro

CALENDÁRIO 2019: LEIS, EDITAIS E RESULTADOS

Confira aqui todas as notícias e editais sobre cultura de 2019 que irão ajudar você a tirar seus projetos da gaveta e a realizar suas ideias desde a página em branco até o resultado final.

Este calendário ficará fixo em nosso site de forma a facilitar a busca de informações, sempre com link para a fonte original da notícia, reduzindo, assim, seu tempo em busca do que está procurando.

🌎 = oportunidades internacionais

Para conhecer nossos cursos, clique AQUI.

CALENDÁRIOS ANTERIORES: 2018 – 2017 – 2016 – 2015

 

Dezembro 2019:

Novembro 2019:

Outubro 2019:

Setembro 2019:

Agosto 2019:

 

Julho 2019:

Junho 2019:

Maio 2019:

 

Abril 2019:

 

Março 2019:

Fevereiro de 2019:

Janeiro de 2019:

Produção cultural é amor! 

Estes dias recebi um email muito bacana de uma “futura produtora” com vários questionamentos sobre a profissão. Isso me fez refletir muito sobre minha trajetória profissional, mas, sobretudo, sobre a “formação” de produtor cultural.

Sim, eu já falei sobre isso por aqui, e também falo na primeira aula do curso gratuito de produção, mas a reflexão foi mais além. Lembrei de que muito do que aprendi foi na marra, em campo, principalmente quando acontecia algo não previsto (tá lá no “confissões“).

Mas como evitar ou ao menos minimizar esta possibilidade?


Pré-produção!

É preciso planejar muito um projeto, entender exatamente seu direcionamento, objetivos, metas… E isso a gente faz na etapa de Elaboração de Projetos. É preciso ter um Orçamento correto, consciente, com uma certa margem de manobra e sem riscos. É preciso ter uma boa equipe, pessoas em quem você pode confiar, um time, sua galera. E é preciso ter desenvolvimento pessoal, organização, disciplina e, eventualmente, tolerância ao stress porque, quer você queira ou não, um dia, você vai precisar.

Conversar com uma futura produtora, cheia de energia, vontade de trabalhar e com perguntas inteligentes (entre elas a diferença entre consumir arte e produzir arte) me trouxe um sentimento muito bom. O principal deles, que compartilho agora com você, é que um dia você vai querer desistir. Mas logo em seguida, vai vir outro dia em que você vai ter a certeza de que fez a escolha certa.

Produção cultural é amor! 

E nosso planetinha azul precisa de gente como você que sabe amar e compartilhar! 

Bora colocar nossas ideias no mundo? ❣️

Calendário 2018: Leis, Editais e Resultados

Confira aqui todas as notícias sobre cultura de 2018 que irão ajudar você a tirar seus projetos da gaveta e a realizar suas ideias desde a página em branco até o resultado final. 

Este calendário ficará fixo em nosso site de forma a facilitar a busca de informações, sempre com link para a fonte original da notícia, reduzindo, assim, seu tempo em busca do que está procurando.

🌎 = oportunidades internacionais

Para conhecer nossos cursos, clique AQUI.

CALENDÁRIOS ANTERIORES: 201720162015

 

Dezembro de 2018:

 

Novembro de 2018:

Outubro de 2018:

Setembro de 2018:

 

Agosto de 2018:

 

Julho de 2018:

 

Junho de 2018:

 

Maio de 2018:

Abril de 2018:

 

Março de 2018:

 

Fevereiro de 2018:

 

Janeiro de 2018:

O ônibus escolar que me levava pro museu

A última vez que estive no Museu Nacional foi em 2012, quando estava produzindo um evento junto com a Total Filmes. Naquela época, entramos por alguns corredores e salas inacessíveis ao público para visitar um possível espaço onde seria realizada uma coletiva de imprensa.

Não foi legal o que vi.

O museu já não tinha mais nenhuma relação com aquela minha imagem de infância, quando saíamos do ônibus escolar na Quinta da Boa Vista para mais um dia inteiro visitando o museu. 

Nunca mais voltei lá depois disso. Mas nos últimos cinco anos estive no Museu Histórico pela primeira vez, na Biblioteca Nacional algumas vezes, conheci o Museu do Amanhã, o M.A.R e talvez outros mais… só falando do Rio de Janeiro.

Não podemos mais voltar ao Museu Nacional, mas independente de toda a raiva, tristeza e/ou revolta que todos nós estejamos sentindo neste momento, há também uma sensação de perda e, talvez, culpa. Sabe aquela sensação de algo sempre disponível que a gente deixa pra depois? Pra outro dia? Pois é…

Em seu livro “O caminho do artista”, Julia Cameron fala sobre “o dia do artista”: um dia somente seu para se alimentar, se nutrir, se inspirar. Ela convida a gente a “passear” com o artista que existe dentro de nós e levá-lo a um museu, a um espetáculo, a uma exposição.

Qual foi o último lugar onde você levou seu artista pra passear? 

O que você tem feito para nutrir seu artista?