Divulgação de Projetos Culturais

Hoje nós vamos falar sobre a divulgação de um projeto cultural.

 

 

A divulgação é um dos itens que faz parte da estrutura do orçamento. Este item não é apenas importante para que você atraia público para seu projeto cultural, mas também é fundamental para o patrocinador, que tem grande interesse em divulgar sua marca e mostrar para o público que incentiva projetos culturais.

 

O plano de divulgação de um projeto pode abranger diversos itens e ele varia de acordo com o perfil e público que você pretende atender. É importante levar em consideração que, sendo seu projeto incentivado, os gastos previstos com divulgação não podem ultrapassar de 20% do total do orçamento de seu projeto (no caso da Lei Rouanet). Se você ainda tiver dúvidas quanto a estes limites, assista nosso video sobre orçamento.

 

Mas vamos voltar ao plano de divulgação… Um dos itens fundamentais para a realização de seu projeto é a assessoria de imprensa. Eu normalmente prevejo a assessoria ao longo de toda a produção de um projeto, mas começando um mês antes de sua estreia. Assim, conseguimos garantir o envio de releases para a imprensa, a veiculação de matérias antes da estreia, a realização de uma coletiva de imprensa e por aí vai. Os valores cobrados pela assessoria de imprensa podem variar de R$ 2 a R$ 6 mil por mes em media.

 

Outro item fundamental para seu orçamento é o material de comunicação ou folheteria. Você pode prever cartazes, filipetas, programas e outros materiais. Lembre-se de prestar atenção nas regras de sua cidade quando à impressão e colagem destes impressos.

 

No Rio de Janeiro, por exemplo, é proibido distribuir filipetas em locais públicos e colar cartazes ou lambe-lambe. Lembre-se de deixar suas filipetas em locais permitidos pelos estabelecimentos como cafés, livrarias, cinemas, teatros, etc. O mesmo funciona para a colagem de cartazes.

 

O programa é uma peça bastante utilizada em peças de teatro (ou catálogo, no caso de exposições). Ali, alem de explicar detalhes sobre seu projeto, você pode incluir sua ficha técnica e ainda oferecer espaço para o patrocinador. Estes materiais são baratos se feitos em grandes quantidades. Basta encontrar uma gráfica de qualidade e você receberá seu material de folheteria para iniciar sua divulgação.

 

Outro material fundamental para seu espetáculo pode ser a fachada do local onde irá realizá-lo ou banners de apoio. Sabendo o local onde irá se apresentar, você já pode prever o tipo de material que precisará utilizar e o tamanho, tendo assim como calcular antes o valor para incluir em seu orçamento. Dependendo do tamanho de sua fachada, pode ser necessário produzir uma empena e este material pode ser mais caro.

 

Mídias de grande impacto também são fundamentais pois, como o próprio nome já diz, atingem um público maior. Inclui-se nesta lista anúncios em jornal, busdoor, outdoor, spot de rádio, mobiliário urbano, taxi door e por aí vai. Como atingem grande público, naturalmente têm valores mais altos. Pra você ter uma idéia, um anuncio pequenino preto e branco (de 9 ou 10 cm de comprimento) no Rio Show pode custar mais do que R$3 mil reais. Por isso, preste atenção em seu orçamento para ser coerente com seu projeto. Algumas destas mídias trabalham no formato de apoio, fornecendo descontos para projetos culturais desde que tenham sua marca divulgada. Isso é bem interessante quando você não tem grandes valores para investir em publicidade.

 

Por último, redes sociais, sites, blogs e anúncios online têm sido ferramentas baratas que cada vez mais têm surpreendido com seu alcance e resultado. Você pode prever um analista de redes sociais para cuidar de tudo ou mesmo ser você mesmo o responsável, lembrando-se de movimentar canais como facebook, twitter, youtube, instagram e outros para atrair seu público com conteúdo, informações relevantes e promoções. Você pode ainda pagar o Google ad words ou mesmo o facebook para divulgar seu projeto, mas lembre-se de ter controle sobre estes gastos e de pesquisar, na bilheteria de suas apresentações como o público soube de seu projeto. Isso permitirá que você decida onde continuar investindo.

 

Vale lembrar também que seu patrocinador preocupa-se muito com a divulgação de seu projeto. Ou seja, mantenha-o sempre informado de suas ações, coloque sua assessoria de imprensa em contato com a assessoria da empresa patrocinadora e tenha sempre um canal aberto para ouvir e sugerir novas idéias.

 

Lembre-se que como estamos falando de projetos incentivados, é fundamental ter a comprovação de todos os gastos realizados nesta etapa com notas, comprovantes de pagamentos e copias dos cheques emitidos. Você também precisará anexar em sua prestação ao menos um exemplo de cada peça que foi produzida e fotos das fachadas, busdoors, etc.

 

Agora que seu plano de divulgação está pronto, é só aguardar o público e torcer para o sucesso do seu projeto!

 

E não deixe de divulgar este video em suas redes sociais, compartilhe com seus amigos e deixar seus comentários para nós!

 

A gente se vê no próximo video com mais dicas da gaveta!

Chega de se descabelar na hora de elaborar um projeto cultural…

 

menina

 

Conheça o curso Elaboração de Projetos Culturais Simplificada e faça um projeto perfeito desde a página em branco até a última linha do orçamento!